quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nova tecnologia cria pulmão de proveta


RIO - Cientistas da Universidade de Yale, nos EUA, informaram ter conseguido dar o primeiro passo para regenerar completamente um tecido pulmonar capaz de realizar troca de gases, principal função dos pulmões. Em estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista "Science", a equipe mostrou ter conseguido implantar com sucesso pulmões criados por bioengenharia em ratos.

Anualmente, milhões de pessoas morrem em todo mundo por causa de doenças pulmonares. Mas como o tecido pulmonar tem capacidade de regeneração limitada, para a grande maioria um transplante é o único tratamento possível. A operação, porém, é cara, complexa e apresenta altos níveis de rejeições e infecções, o que faz com que apenas de 10% a 20% dos pacientes tenham uma sobrevida de 10 anos.

A técnica desenvolvida em Yale consiste em retirar de um pulmão eventualmente doente todas as células, deixando para trás apenas a matriz extracelular e a estrutura hierárquica de passagens de ar e sistemas vasculares. Posteriormente, esta mesma matriz recebe novas células retiradas do outro pulmão e é colocada em um bioreator que simula condições fetais. Com o tempo, as novas células preenchem toda a estrutura, criando assim um novo pulmão saudável. Quando novamente implantado nos ratos, o novo pulmão mostrou-se capaz de realizar todas as funções necessárias, entre elas a de fazer a troca entre oxigênio e dióxido de carbono e apresentando flexibilidade suficiente para realizar a respiração.

DAVIS50

fonte(s): Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
Não colocar nada -18
Não roubar
Não colocar links
Respeitar a todos
O emoticon :a irá sair o Emoticon com o Bobba na boca.